Sinusite é a inflamação que ocorre nos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Essas cavidades são revestidas por uma membrana de tecido que secreta muco, lubrificante natural das vias aéreas, que é responsável pela remoção das impurezas que respiramos. A sinusite é a infecção deste muco por vírus, bactérias ou fungos. Costuma aparecer após quadros de gripe/resfriados e alergias.

Causas

O fluxo da secreção na mucosa dos seios da face é permanente e imperceptível. São fatores que predispõem à sinusite alterações anatômicas, que impedem a drenagem da secreção, e processos infecciosos ou alérgicos, que provocam inflamação das mucosas e facilitam a instalação de germes oportunistas.

As sinusites podem ser divididas em agudas e crônicas.

Sinusite Aguda

Costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal). A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.

Sinusite Crônica

Os sintomas são os mesmos, porém variam muito de intensidade. A dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes. A tosse costuma ser o sintoma predominante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse. Acessos de tosse são particularmente frequentes pela manhã, ao levantar, e diminuem de intensidade, chegando mesmo a desaparecer, no decorrer do dia.

O tratamento em caso de sinusite aguda é a base de antibiótico, anti-inflamatório, lavagem nasal e analgésicos. Em casos de sinusite crônica pode ser necessário uso de antibiótico prolongado ou cirurgias para abertura e aeração dos seios da face.