fbpx

A cirurgia para desvio do septo nasal é conhecida como septoplastia, na maioria dos casos é realizada após a adolescência.
Os sintomas de desvio do septo nasal são:• Obstrução nasal, dificultando a respiração;

• Dor de cabeça;
• Rinossinusite (sinusite);
• Dificuldade para respirar ao deitar;
• Sangramento nasal;
• Transtornos do sono como ronco e agravo da apneia do sono.

Como é feito?

A septoplastia é uma cirurgia realizada por dentro do nariz, sem cicatriz e sem alteração da estética nasal. É feita em ambiente hospitalar, sob anestesia geral e com internação de 1 dia. Este procedimento pode ser realizado isoladamente ou combinado com outras técnicas para corrigir problemas nasais que costumam acontecer junto com o desvio de septo (turbinectomias, sinusectomias).

É necessário o uso de Tampão Nasal?

Não. O tampão nasal era usado antigamente para evitar sangramentos. Hoje as cirurgias são realizadas por vídeo, possibilitando visualizar toda área cirúrgica e estancar pontos de sangramento, não sendo necessário o uso de tampão nasal.

Recuperação

Geralmente é indolor e pequenos sangramentos são comuns. Pode ocorrer obstrução nasal nas primeiras três semanas seguintes à cirurgia. A melhora completa ocorre de 20 a 40 dias após a cirurgia. Lavagem nasal com solução salina (soro fisiológico) ajuda a aliviar o desconforto da obstrução nasal e é essencial para a recuperação cirúrgica. Após a segunda semana há uma melhora significativa, o paciente nota uma respiração mais leve e um sono mais confortável.

Compartilhar: