fbpx

Uma parte do tratamento da rinite é a higiene ambiental, ou seja, preparar o ambiente onde você mora e trabalha para evitar exposição aos alérgenos. Os alérgenos são partículas, como ácaros e poeira, que desencadeiam a rinite quando inalados.

 

Dica 1: Casa sempre ventilada!

Uma casa ventilada dificulta o aparecimento de mofo e ácaros nos ambientes, além de renovar o ar!

 

Dica 2: Tapetes

Os tapetes devem ser eliminados, pois são abrigo para ácaros e um depósito para as sujeiras.

 

Dica 3: Cortinas e ursinhos de pelúcia

Nem sempre é possível retirar todas as cortinas da casa, mas devemos lavá-las com frequência, de 15 em 15 dias.

Coleções intermináveis de ursinhos de pelúcia, mesmo que sejam antialérgicos, devem ser evitados! Tenha o mínimo possível, sempre lavando e colocando-os ao sol.

Dica 4: Umidade e vazamento

Inspecione se há umidade e vazamentos na casa. Paredes e forros úmidos promovem a proliferação de fungos no ambiente e quando inalados geram uma grande reação alérgica.

 

Dica 5: Lave roupas com água quente

Os ácaros, principais vilões da rinite alérgica, costumam acomodar-se em peças de vestuário, edredons e roupas de cama. Lave essas peças com água acima de 40º para eliminar todos os ácaros.

 

Dica 6: Utilize capa para colchão e travesseiro

As capas impermeáveis impedem a proliferação de ácaros e evita que a descamação da pele fique no colchão e no travesseiro. É aconselhável trocar as roupas de cama pelo menos 1x na semana!

 

Dica 7: Limpeza da casa

Evite varrer a casa e espanar os móveis, prefira pano úmido! Prefira passar pano úmido no chão e nos móveis.

Evite produtos de limpeza com cheiro forte, prefira água e sabão/detergente.

 

Você sabia de todas essas informações sobre a rinite alérgica? Conhecia as principais medidas preventivas? Para continuar recebendo os melhores posts sobre a saúde das crianças, não deixe de assinar nossa newsletter!

 

Essas dicas são uma parte do tratamento. Pessoas alérgicas muitas vezes necessitam, além da higiene ambiental, tratamento medicamentoso e acompanhamento periódico. Procure um otorrino e tenha mais qualidade de vida!

Live: Tudo Sobre Rinite!

Antes de ir quero te convidar a assistir uma live que fiz sobre o tema. Fica ai com a live:

Compartilhar: