Adenoide, conhecida popularmente como Carne Esponjosa, é um tecido linfoide que fica localizada no fundo do nariz, na transição entre nariz e garganta.

Algumas crianças já nascem com a adenoide inchada. Os problemas com adenoide são: hipertrofia (aumento) das adenoides e adenoidites (inflamação da adenoide) comuns na infância.

Causas

A adenoide captura os microrganismos que entram no corpo através da respiração nasal. Com isso, às vezes, ela fica inchada ao tentar combater uma infecção. Se o ataque bacteriano for muito agressivo, a própria adenoide pode ser infectada.

Em algumas crianças, uma reação alérgica pode causar irritação à adenoide e, consequentemente a sua inflamação.

Mesmo após o fim da infecção, a adenoide pode continuar inchada.

O aumento exagerado da adenoide provoca:

-Obstrução nasal;

Ronco e Apneia do Sono;

-Voz anasalada;

-Respiração oral levando a deformidades craniofaciais e dentárias;Obstrução das tubas auditivas (canal que comunica nariz com ouvido) levando a otites de repetição e perda auditiva.

O tratamento da adenoide é fundamental para o crescimento, desenvolvimento e a melhora da qualidade de sono da criança. É importante tratar pois durante o sono é produzido o hormônio do crescimento e é realizado toda a reparação e descanso cerebral.

Primeiramente, opta-se pelo tratamento clínico na tentativa de reduzir o tamanho da adenoide com o uso de spray nasal. Em caso de falha, é realizada a adenoidectomia (remoção cirúrgica da adenoide) gerando grandes benefícios ao desenvolvimento e crescimento da criança.

Recomendações

-Lave sempre as cavidades nasais com soro fisiológico;

-Criança que volta e meia apresenta infecções de garganta e das adenoides precisa ser acompanhada por um médico. Não a medique por conta própria;

-Estudos já mostraram que remoção das adenoides não traz nenhum prejuízo para a defesa do aparelho respiratório da criança. Ao contrário, seu estado geral melhora, porque o foco infeccioso e a obstrução respiratória desaparecem.

Live: Ronco e Apneia!

Antes de ir quero te convidar a assistir uma live que fiz sobre o tema. São duas partes e ficou sensacional. fica ai com a live: