Logo ABORL-CCF

Principais dúvidas

Quais são os riscos do Ronco e Apneia não tratados?

As noites mal dormidas debilitam a pessoa durante o dia, causando prejuízo no rendimento das atividades diárias e podendo pegar no sono até mesmo dirigindo, aumentando o risco de acidentes e morte. Outros prejuízos são o risco de infarto, derrames, arritmias cardíacas, aumento da pressão além de impotência sexual, inconveniência e desgaste conjugal.

Não devemos subestimar a apneia do sono pois ela aumenta o risco de morte!

Posso usar cotonete nos ouvidos?

NUNCA! Além de causar acidentes e traumas no ouvido, o cotonete dá a falsa impressão de limpeza ao sair sujo. Na realidade ele empurra a cera em direção ao fundo do canal auditivo. O ouvido é uma estrutura autolimpante, toda vez que tomar banho enxugue com a tolha a região externa do conduto auditivo.

O que é carne esponjosa?

Carne esponjosa é o nome popular para adenoide, estrutura que fica no fundo do nariz na transição entre o nariz e a garganta. O seu aumento causa obstrução nasal, ronco e respiração oral levando a deformidade facial, dentária e até mesmo da coluna cervical. O tratamento clínico pode aliviar os sintomas, em caso de falha opta-se pelo tratamento cirúrgico que gera uma significativa melhora no sono e na qualidade de vida.

Quando é necessário fazer a cirurgia para correção da obstrução nasal?

É indicado sempre que o tratamento clínico falha e quando há alterações anatômicas irreversíveis e sintomáticas como desvio septal, aumento das conchas nasais, pólipos nasais, tumores e etc.

Há algum prejuízo em tirar as amígdalas?

As amígdalas fazem parte do sistema imunológico do nosso corpo e no seu estado normal contribuem para a sua defesa durante a infância. Nos casos que iniciam quadros de amigdalites de repetição perdem sua função de defesa e tornam-se criadouros para bactérias, formando biofilmes que, em casos específicos, não respondem bem aos antibióticos gerando prejuízos aos pacientes como má alimentação, ganho de peso insatisfatório, mau hálito, alteração no rendimento escolar.

A primeira escolha sempre é o tratamento clínico medicamentoso e em caso de falha opta-se pela cirurgia.

O que é sinusite? Tem cura?

A sinusite é uma infecção dos seios paranasais com saída de secreção amarelada, dor na face, tosse. A sinusite aguda costuma aparecer após quadros gripais, alérgicos ou por alteração anatômica do nariz. O tratamento é realizado com antibioticoterapia lavagem nasal e anti-inflamatórios, e após o tratamento o paciente está curado.

Em casos de sinusite crônica há sempre uma causa de base como pólipos nasais, desvio septal, fatores que obstruem a drenagem de secreção dos seios da face e perpetuam a infecção, nestes casos cirurgias para corrigir estes defeitos são necessários.