Logo ABORL-CCF

Sinusectomia (Cirurgia para Sinusite Crônica)

Sinusite é a inflamação que ocorre nos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.

Nos casos agudos é tratado clinicamente, já nos casos crônicos pode-se optar pela cirurgia conhecida como Sinusectomia. Essa cirurgia tem o intuito de desobstruir e ventilar os seios da face. A obstrução dos seios da face pode ocorrer por diversos motivos, como:

  • Desvio do septo nasal;
  • Pólipos nasais;
  • Inflamação crônica;
  • Alteração anatômica;
  • Tumores.

Como é feito?

A cirurgia é realizada por videoendoscopia nasal, por dentro do nariz, sem cortes externos e sem mudança na estética nasal. É feita em ambiente hospitalar, sob anestesia geral e com internação de 1 dia.

Recuperação

Geralmente é indolor e pequenos sangramentos são comuns. Pode ocorrer obstrução nasal nas primeiras três semanas seguintes à cirurgia. A melhora completa ocorre de 20 a 40 dias após a cirurgia.

Exercícios físicos devem ser suspensos temporariamente. Evite exposição ao sol. Prefira alimentos em temperatura ambiente e banho morno. Lavagem nasal com solução salina (soro fisiológico) é essencial para recuperação cirúrgica e ajuda a aliviar o desconforto da obstrução nasal.

Com a abertura dos seios da face, há maior ventilação e drenagem das secreções, melhorando o quadro infecto inflamatório sinusal.